22 de janeiro de 2012

O músico que compõe músicas no palco.


O músico, poeta e jornalista Anand Rao possui um talento inusitado: musica poemas na presença do público, ainda que nunca os tenha lido. Pede apenas que tenham no máximo dez versos. Faz o mesmo, usando falas, recados e outras expressões verbais, tornando seu show interativo e divertido.

Começou a compor e se apresentar em 1979. Publicou 20 livros e lançou 50 cds de forma independente. No início ele compunha em casa, harmonizava e criava melodias para letras de outras pessoas ou de sua autoria. Apresentava-se nos circuitos universitários, Sala Funarte, etc.
Foi também músico profissional da noite onde tocou MPB por quase dez anos. Vendo que este trabalho não o satisfazia, procurou um diferencial e descobriu seu potencial para fazer músicas na hora com vários ritmos e acordes, que não poderiam ser caracterizadas como repentes ou raps. Ele costuma dizer que este trabalho é do gênero MPBJazz. Nos últimos dez anos é o que tem feito, apresentando-se em todo o Brasil.

O próximo show de Anand Rao será no dia 26 de janeiro (quinta-feira) às 19 horas, no teatro da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, Avenida Tancredo Neves, 2915, em Salvador/BA.

Nesta apresentação, que está suscitando muita expectativa, Anand Rao musicará poemas de vários autores. Vou enviar um de minha autoria, espero que ele o aprove e o torne a letra de uma bela melodia.

Meu poema:

 

Mundo

Ó mater nutriz
em incansável viagem
Majestosas são tuas belas vestes
a lua, a poesia, o canto e o romance
o azul-céu, verde-mar, os raios de ouro
Por que permitiste que o algoz Tânatos
transformasse em feras tantos humanos?
Em feras enlouquecidas e ervas daninhas!
Urge que expulses este deus, não hesites!
Há mil eras leva homens a te destruir
A vida implora socorro, aos gritos
em várias línguas, até das pedras
São os últimos ais de agonia
Reage, planeta Terra!

Morgana Gazel

3 comentários:

Luciano disse...

Ola Morgana. Mesmo conhecendo seu trabalho, voce ainda surpreende.
Grande abraço.
Luciano

Mel disse...

Este seu poema é maravilhoso1 Uma súplica ao planeta terra, que a seu modo já está reagindo...com tantas intempéries que andam acontecendo. Um forte abraço. Sucesso!!!

Katia Lanto disse...

Esse Poema tem um rítmo pulsante, como se fosse um coração. Parece que a Terra soprou para vc uma súplica e vc a transformou num brado em poesia!
Sucesso!!!