13 de fevereiro de 2012

Artigo de Ciro Meireles sobre o Enseada do Segredo


Caros amigos do Facebook! Hoje resolvi postar um comentário sobre uma obra literária das mais brilhantes da literatura, o romance “Enseada do Segredo”. Foi escrito por Morgana Gazel, conhecida escritora e psicóloga. Segundo ela, escrever romance é seu tributo à vida, escrever contos e poemas é seu deleite. Morgana Gazel tem o dom da escrita; essa história é envolvente do inicio ao fim. 


Em tom de conversação e provocador Morgana Gazel cria um personagem muito conhecido, embora na maioria das vezes despercebido no dia a dia da sociedade. Versando sobre os mínimos detalhes das ações humanas, ela mostra que este personagem está mais presente do que imaginamos e o quanto é necessário ao entendimento de nós mesmos. Ao mesmo tempo, torna-o tão real que ele acaba por provocar sentimentos no leitor, de acordo com o que cada um traz dentro de si. 

Recomendo aos amigos do Facebook que gostam de boa leitura a adquirir este romance, na certeza de que é uma obra que pode mudar a visão de vida de muitas pessoas. E dou meus parabéns à escritora Morgana Gazel por nos apresentar um trabalho tão belo e enriquecedor. 

Olhem o que Morgana Gazel escreveu na síntese de sua obra: 

Uma enseada, o trem, a igreja, cenário de segredos. Quando descobre o segredo de sua família, Fred é inundado por sentimentos com os quais não sabe lidar. Coloca em dúvida a própria identidade. Incapaz de suportar tal situação, no ambiente em que vive, abandona tudo e vai para outro país… 


Entretanto a realidade que se desvelou com a revelação do segredo acompanha-o, de modo que ele não consegue relacionar-se normalmente com outras pessoas. Todavia passa por experiências que o ajudam a amadurecer. Já acostumado à condição de estrangeiro solitário, é surpreendido por uma nova circunstância que o obriga a enfrentar íntimas verdades e voltar definitivamente para sua terra. (...)


Um comentário:

MARAELIZA disse...

COMENTÁRIO GRANDIOSO DO AMIGO CIRO MEIRELES, ESTE ROMANCE NOS LEVA A IMAGINAR COMO SE FOSSEMOS O PRÓPRIO PERSONAGEM, FUGIMOS DE TUDO QUE NOS ENLOUQUECE MAS NÃO CONSEGUIMOS FUGIR DE NÓS MESMO, O MUNDO NOS OFERECE GRANDES OPORTUNIDADE MAS SEMPRE QUEREMOS A MESMA AO QUAL SEMPRE NOS FERIU E VOLTAMOS PARA ONDE TUDO COMEÇOU, SEJA NA VIDA, NO SENTIMENTOS NA IGNORÂNCIA QUE PROVÉM DE NOSSA FALTA DE ENTENDIMENTO, QUANDO LI ENSEADA DO SEGREDO, FUI PARTICIPANDO TOTALMENTE NA VIDA FRED COMO SE FOSSE A MINHA VIDA, BUSCANDO SEMPRE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA TODO O TEXTO QUE SE DESENVOLVIA A CADA PÁGINA, DEIXO AQUI A MINHA ADMIRAÇÃO A ESTA ESCRITORA QUE ME CONQUISTOU NÃO SOMENTE POR ME TOCAR PROFUNDAMENTE NESTE ROMANCE MAS POR SUA SABEDORIA E DELICADEZA EM NOS PASSAR UMA BELA HISTÓRIA QUE PODERIA SER IMAGINÁRIA OU VERDADEIRA DEPENDE APENAS DA MANEIRA DE COMO A ENTENDEMOS, UM ROMANCE PERFEITO E MUITO BEM ESCRITO PASSANDO PARA O LEITOR TUDO QUE REALMENTE ACONTECE NOS DIAS PRESENTES, DEIXAMOS O PASSADO MAS SEMPRE ESTAMOS EM BUSCA DELE, AS RECORDAÇÕES PERTURBAM MAS TAMBÉM NOS ORGULHA POIS O QUE VIVEMOS NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE APAGAR, MAS SEMPRE TEM UM RECOMEÇO...DEIXO AQUI O MEU ABRAÇO E MEU SINCERO AGRADECIMENTO EM TER TIDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER A MARAVILHOSA ESCRITORA MORGANA GAZEL, VIRTUALMENTE MAS VERDADEIRAMENTE AMIGA.