18 de novembro de 2011

"Enseada do Segredo" / Sinopse


Uma enseada, o trem, a igreja, cenário de segredos. Quando descobre o segredo de sua família, Fred é inundado por sentimentos com os quais não sabe lidar. Coloca em dúvida a própria identidade. Incapaz de suportar tal situação, no ambiente em que vive, abandona tudo e vai para outro país… 

Entretanto a realidade que se desvelou com a revelação do segredo acompanha-o, de modo que ele não consegue relacionar-se normalmente com outras pessoas. Todavia passa por experiências que o ajudam a amadurecer. Já acostumado à condição de estrangeiro solitário, é surpreendido por uma nova circunstância que o obriga a enfrentar íntimas verdades e voltar definitivamente para sua terra.

Essa história pode levá-lo a identificar-se com a vivência externa ou interna do protagonista. A primeira é definida por suas atitudes, a relação com a família, com os amigos e com a garota de quem ele gosta, as disputas esportivas, as festas, a estada no exterior. A segunda desenrola-se por trás da primeira e se manifesta nos sentimentos inconfessados ou incompreendidos e nos estranhos devaneios dele.

Um leitor, que aparentemente se identificou mais com a última vivência, comentou: “Fiquei fascinado com o livro, nunca tinha lido algo do gênero; um romance onde se explora questões da psicologia. Você nem imagina o quanto aprendi sobre mim lendo as aventuras de Fred.”


2 comentários:

celeal disse...

Olá Morgana,
Agora te sigo por aqui também suas palavras, sua literatura...sensível.
Abraços,
Carlos Eduardo
E, se puder...
veredaspulsionais.blogspot.com

Paulo Avila disse...

Gostei da sinopse e dos trechos do seu livro que postou em seu blog. Sucesso para você! archarbi