20 de junho de 2012

Comentários sobre o Enseada do Segredo, 1ª edição, recuperados de site no Recanto das Letras


21/11/2009 11:10 - Antônio de Almeida Cruz:
No melhor sentido do termo, v. é uma autêntica MORGANA!!! Não me arvoro a ser ou pretender ser um crítico literário qualificado. Todavia, opino, com muito prazer sobre seu romance "Enseada do Segredo". Que beleza de livro! Limpo, elevado, sutil, insinua os fatos e acontecências sem usar palavras. Além disso, não esconde o senso poético que possui. Dá para entender que v. viveu bastante em Londres e na Espanha... PARABENS.

27/04/2009 09:51 - Patricia Lins:
Morgana parabéns! Por toda lição de vida que venho aprendendo com você(s). Tudo começou com esse livro ma-ra-vi-lho-so! "Enseada do Segredo" é realmente instigante e, acabou me apresentando um MAR de conhecimento, através de sua escritora e de sua narradora, me possibilitando MERGULHAR em mim, em minha vida e na vida dos meus. Além de ter sido tocada pela história (o romance em si), minhas emoções foram tocadas, eu fui tocada. E conhecer Morgana e ter contato com ela fez toda diferença. O livro é vivo, assim como cada um de nós. Não posso entrar muito em detalhes, sobre o que cada símbolo, cada signo, cada metáfora, cada emoção descrita (e muito bem descritas), porque tirarei o prazer de cada um ver ao seu modo. "Enseada" é bem escrito, bem amarrado. Há o romance e em paralelo (e ambos, com real importância, significado e peso) o caráter psicológico. As condições humanas, medos, anseios, limitações... enfim, os conflitos com que nos debatemos no dia-a-dia, para, assim que tudo passar, dizermos: "fiz tempestade num copo d´água"... apesar de muita dor, muitas consequências de inconsequências, podem doer e mudar a vida de uma pessoa; pode destruir essa vida, mas pode reconstruir, desde que haja vida e busca. Me senti crescendo e amadurecendo com Fred e os outros personagens. Me senti complexa e simples, como eles e me vi humana, como eles... ou, os vi humanos, como eu! Parabéns pela criatividade, pela coragem, pela determinação e concretização do ideal de levar uma mensagem tão bonita, real e possível, para cada um de nós LEITOR. Parabéns, pela inteligência e sensibilidade! Parabéns por suas experiências/lições de sua vida, que são tão bem retratadas (apesar de mensagens discretas) que são passadas. Olha, "no cadinho da vida, reações desencadeavam-se à revelia de quem, irrefletidamente, lhes forneceu as substâncias" e não devemos ficar parados, nem agir em desespero. Vi, nessa frase, uma lição fantástica e deixo-a aqui registrada. E o conselho subliminar de que não há fim, e, sim, OPORTUNIDADE de recomeçar (ou começar...), além de positivo, é REAL. E realidade é isso, estar dentro do "cadinho da vida” e exposto a constantes mudanças, erros, acertos e, se ainda vida tiver, RECOMEÇO! Parabéns, para cada um que pôde ler e apreciar essa leitura, mudando algo em si. Pat Lins (publicitária, radialista, especialista em relações pública, mãe, mulher, esposa e HUMANA! - não necessariamente, nessa ordem – risos).

25/04/2009 17:28 - Mariana Carvalho Gouveia:
Gostei muito do seu livro, ele tem cadência e algo muito importante num romance que é despertar o interesse de saber o que vai acontecer a seguir. Parabéns pela estória e pelo site que está maravilhoso! Sucesso na sua caminhada!

12/04/2009 22:10 - Sandra Behrens:
Esse livro tem tudo pra ser um sucesso. A leitura é simples e cativante. O leitor se transporta e sente com emoção a trajetória de Fred. É um livro que vale a pena ter na sua biblioteca, presentear um amigo e ler mais de uma vez.

09/03/2009 17:50 - Elda Rizzo de Oliveira:
"Enseada do Segredo” é um livro original que trata da condição humana. A história ocultada da vida de Fred vai gerando uma realidade, por meio de ressonâncias, de indícios, de pequenos lapsos e sinais que acaba se revelando como uma realidade imaginal. Realidade verdadeira e determinante para sustentar a trajetória da sua vida, que vai sendo engendrada, enquanto seu ser vai sendo confrontado, acuado e transformado. O que parece ser a história do Outro, cria também os liames na história de cada um de nós. Bem escrito, claro, criativo, o livro suscita no leitor o desejo de realizar junto essa viagem. (Elda Rizzo de Oliveira, antropóloga).

09/02/2009 13:39 - André Cerqueira: 
Olá, Morgana Gazel! Li o seu livro e fiquei encantado com o conteúdo e a abordagem. Aprendi muito sobre mim ao perceber o cotidiano e o drama vivido pelo personagem Fred. Sua obra é profunda - o que favorece a olharmos para dentro de nós mesmos e ao nosso redor - transitando bem distante da superficialidade clichê proposta pelos autores de livros de auto-ajuda. O ser humano, além de ser fruto de sua memória, de seu imaginário, que no caso de Fred foi forjado a partir de uma mentira familiar, é fruto, também, de uma realidade objetiva e concreta que, no caso, era a situação gerada pelo regime militar. Parabéns!!!

08/02/2009 21:32 - Carlos Alberto Barreto:
Livro empolgante, tanto na etapa brasileira quanto na londrina. A questão do preconceito social e um romantismo inocente como realmente só se via nos anos sessenta, época de repressão e ditadura, que ela também levemente cita. Morgana deixa transparecer que a saga amorosa de Fred e Jéssica não acabou. Existem ainda muitos segredos ancorados nesta Enseada. E MG sabe muito bem como colocá-los para navegar!... (Carlos Alberto Barreto / poeta-editor)

02/02/2009 21:03 - Luciano Fogaça de Souza:
Pra começar, é preciso muita coragem e otimismo para se lançar em um projeto como o "Enseada...", em um pais que é notadamente refratário à leitura, sobretudo de autores novos e desconhecidos! Morgana tem a coragem e o idealismo teimoso daqueles que fazem a historia! “Bravo!!!! Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?" Esses versos de Drumond nos mostram maravilhosamente o caminho e se aplicam à perfeição ao "Enseada...". Obrigado Morgana!

02/02/2009 17:38 - Sílvia Maria Rocha Nuno:
O livro é fantástico, sua leitura se torna muito agradável e excitante, recheada de suspense até chegar num final surpreendente. Deixa-nos uma mensagem maravilhosa sobre as limitações a que nos deparamos quando os desafios se apresentam nas nossas vidas. E também assinala para a necessidade do perdão. Muito belo!!!! Parabéns, Morgana.

Nenhum comentário: