21 de setembro de 2013

LIBERDADE NEGADA - Sinopse

Sara, onze anos, filha de um tenente-coronel do exército, vive feliz com sua família. Desconhece qualquer conceito de política, quando estoura o golpe militar de 1964.
Mas, através de uma prima mais velha da qual é muito amiga e de colegas que frequentam o diretório da escola, apreende informações acerca de política, filosofia e do que ocorre no país, de modo que passa ter uma ideia pessoal da realidade de então.
Aos dezessete anos, envolve-se com um militante da esquerda e comete um erro imperdoável aos olhos dos guardiões do regime, entre eles o seu pai, tenente-coronel do exército. Após alguns dias, percebe que, na escola, está sendo seguida por pessoas misteriosas. Às escondidas, a mãe e os tios enviam-na para outro país. Transcorrem quatro anos e meio.
Sara volta ao Brasil, conhece Fred, pai de um garoto de quem se torna professora. Começam a sair juntos. Numa ocasião, enquanto os dois conversam num bar, ela entra em crise de choro ao ouvir, pelo rádio, que um homem foi morto na prisão de um órgão da segurança militar. Fred hospeda-a em seu apartamento e a incentiva a contar o que a aflige de forma tão desesperadora. Sara relata uma longa história em que se misturam cenas do cotidiano, um grande amor, conflitos familiares, violência e morte.


NOTAS:
1. Leia este livro e o 'Enseada do Segredo' para saber detalhes e pontos fortes de ambas as historias que fazem parte de uma trilogia.

Nenhum comentário: