6 de maio de 2013

Televisão a favor da cidadania



ROGÉRIA GOMES


Que a televisão trata com prioridade o entretenimento não há dúvida, basta uma rápida zapeada para constatar independente do canal, se aberto ou não, mesmo sendo a informação pré-requisito oficial para o funcionamento da TV. O horário e público alvo também não influem, dar ibope é o que importa.

As telenovelas geralmente procuram tratar de temas de interesse social, às vezes como mero pano de fundo, mas há exemplos que acertam o alvo abrindo espaço para a discussão, reflexão e renovando o olhar sobre algum assunto conhecido e não comentado abertamente. No caso da novela ‘Salve Jorge’ exibida pela rede Globo o assunto principal é um dos crimes mais cruéis: o tráfico de pessoas para exploração sexual. Um crime perverso e considerado invisível, já que as denúncias efetivas são muito inferiores à realidade.

Apesar das ações do governo o quantitativo de mulheres traficadas é absurdamente alto e o resultado no combate a este crime ainda é muito tímido.

No Brasil a estatística é assustadora: entre 2005 e 2011, 337 mulheres foram vitimadas para exploração sexual, levadas para Espanha, Holanda e Suriname, países de preferência das quadrilhas, conforme dados publicados no Jornal 'O Globo'. O apelo comum é um ótimo e sedutor negócio, emprego rápido e fartura financeira em curto prazo, o que atrai preferencialmente pessoas cujo perfil é a baixa escolaridade e que vivem em dificuldades financeiras e estruturais. Descoberta a real atividade para qual foram ‘convidadas’ ficam as vítimas de pés e mãos atados e para reverter à situação é preciso quase um milagre. Esta novela, portanto, independente de juízo de valor, presta-nos um excelente serviço mostrando de forma clara o agir das quadrilhas que operam no tráfico humano e as atuações extremamente danosas às vitimas e suas famílias. O quadro é lamentável e muito triste, mas a boa notícia é o recente pacote apresentado pelo Governo Federal com 115 metas contra o tráfico internacional de pessoas, que reúne entre outras medidas a punição mais severa as pessoas envolvidas neste tipo de crime além da presença mais atuante das Forças Armadas nas fronteiras. Medidas possivelmente aceleradas em razão do que nos mostra a novela, não importa, a questão é urgente e ações mais rigorosas devem ser prioridade.

Sem dúvida a mídia pode e deve colaborar de toda forma possível, esse é o seu papel, especialmente quanto à comunicação de massa por seu alcance incalculável, fortalecendo uma corrente salutar ao país.

Não há bem mais valioso que a informação, com ela podemos mudar o rumo da história, por isso uma vez cônscios devemos denunciar sem medo, auxiliando a combater esta terrível estatística.

Neste caso a televisão apresenta um belo exemplo a ser seguido por outras mídias igualmente importantes nos ajudando a vislumbrar um Brasil de fato e de direito para todos, além do slogan que tão bem conhecemos.

ROGÉRIA GOMES / JORNALISTA E ESCRITORA

Artigo publicado no jornal A Tarde. Salvador, quarta-feira, 10.4.2013. Populares, página 11

Um comentário:

Morgana Gazel disse...

Importante, artigo, Rogéria Gomes. Você está cumprindo de modo excelente seu papel de jornalista, divulgando este crime e o contributo da TV ao mostrá-lo numa novela. Espero que, nas demais telenovelas, este exemplo seja seguido.