29 de junho de 2012

UM OLHAR SOBRE O ARTIGO DE ROGÉRIA GOMES

As conclusões a que chegou a cúpula Rio+20 –


“Hoje afirmamos que, além de confirmar nossa análise, ocorreram retrocessos significativos em relação aos direitos humanos já reconhecidos. A Rio+20 repete o falido roteiro de falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocaram a crise global", diz um trecho da declaração.
À medida que essa crise se aprofunda, mais as corporações avançam contra os direitos dos povos, a democracia e a natureza, sequestrando os bens comuns da humanidade para salvar o sistema econômico-financeiro” –

a meu ver, representam a má vontade do capitalismo selvagem em preservar o meio ambiente, isto porque o preço é alto demais para o cancerígeno poder econômico tão destruidor quanto a bomba nuclear, que nada mais é do que a prepotência desmedida dos que se acham donos do mundo. Há uma certeza: serão carcomidos pela terra como um excluído qualquer. Mas é opção, o que comprova Rogéria Gomes em seu artigo “Palavras de Ordem: Sustentabilidade”, tão oportuno para uma reflexão profunda sobre o que será da Humanidade daqui a poucos anos, pois com o desmatamento exacerbado, com a velocidade com que os países que  se crêem “proprietários  do Planeta Terra” estão construindo as “apavorantes bombas atômicas” num intuito de amedrontar outros mais ou menos poderosos que eles, resultará em uma destruição da qual não sobrará viva alma para contar a história, tendo em vista que restarão apenas os seres inanimados. É triste termos chegado no século XXI com uma minoria humana tão poderosa, tão sedenta de poder e fama, a ponto de provocar a destruição total da espécie para não reduzir a desenfreada carreira pelo ouro. E nós, tristes mortais, que escolhemos os dirigentes para guiarem a nação e estes repetem a atitude de Pôncio Pilatos, lavando as mãos, ficando sobre muros e pagando para ver “a banda passar”.

João Pessoa, 27 de junho de 2012.

Marinalva Freire da Silva. Professora universitária, delegada de defesa dos direitos da pessoa humana, escritora e membro da UBE-PB - Paraíba.

Nenhum comentário: