29 de fevereiro de 2012

O “Enseada do Segredo” reuniu amigos da leitura com os de outras artes.

Incluído na programação do Fala Escritor, cujo valor cultural não mais se discute em Salvador, cidade de muitas cores e talentos, o lançamento do Enseada alcançou um sucesso que excedeu a expectativas várias. Nesse dia, 25/02, pessoas comprimiam-se numa sala que, apesar de aconchegante e solidária, não contava com tantos convidados. 

Houve apresentações imperdíveis, no ambiente poesia e música evolavam-se agradando aos ouvidos atentos. De repente, um grito; era a atriz Kátia Lanto que entrava em cena. O público silenciou e trechos do livro foram lidos com a dramaticidade merecida. 

Depois disso, enquanto o Fala Escritor disponibilizava espaço ao verbo que não aceita calar-se no peito do artista, fora do recinto eu autografava exemplares do Enseada, adquiridos por amantes da leitura, vários deles instigados pelo “segredo”. Foram momentos de conhecimento e encontro, reconhecimento e reencontro, o prazer estampado nos semblantes. 

Vez em quando, minhas mãos interrompiam a assinatura e a escrita de mensagens, para dar lugar a abraços, cumprimentos ou à escuta de quem vê, no escritor, alguém que pode compreender seus anseios de também dar vida às palavras. 

Que sentimentos tão gratificantes permaneçam nos corações dos que compareceram e contaminem aqueles que lhes apertarem as mãos. 

Obrigada a todos
Morgana Gazel



13 de fevereiro de 2012

Artigo de Ciro Meireles sobre o Enseada do Segredo


Caros amigos do Facebook! Hoje resolvi postar um comentário sobre uma obra literária das mais brilhantes da literatura, o romance “Enseada do Segredo”. Foi escrito por Morgana Gazel, conhecida escritora e psicóloga. Segundo ela, escrever romance é seu tributo à vida, escrever contos e poemas é seu deleite. Morgana Gazel tem o dom da escrita; essa história é envolvente do inicio ao fim. 


Em tom de conversação e provocador Morgana Gazel cria um personagem muito conhecido, embora na maioria das vezes despercebido no dia a dia da sociedade. Versando sobre os mínimos detalhes das ações humanas, ela mostra que este personagem está mais presente do que imaginamos e o quanto é necessário ao entendimento de nós mesmos. Ao mesmo tempo, torna-o tão real que ele acaba por provocar sentimentos no leitor, de acordo com o que cada um traz dentro de si. 

Recomendo aos amigos do Facebook que gostam de boa leitura a adquirir este romance, na certeza de que é uma obra que pode mudar a visão de vida de muitas pessoas. E dou meus parabéns à escritora Morgana Gazel por nos apresentar um trabalho tão belo e enriquecedor. 

Olhem o que Morgana Gazel escreveu na síntese de sua obra: 

Uma enseada, o trem, a igreja, cenário de segredos. Quando descobre o segredo de sua família, Fred é inundado por sentimentos com os quais não sabe lidar. Coloca em dúvida a própria identidade. Incapaz de suportar tal situação, no ambiente em que vive, abandona tudo e vai para outro país… 


Entretanto a realidade que se desvelou com a revelação do segredo acompanha-o, de modo que ele não consegue relacionar-se normalmente com outras pessoas. Todavia passa por experiências que o ajudam a amadurecer. Já acostumado à condição de estrangeiro solitário, é surpreendido por uma nova circunstância que o obriga a enfrentar íntimas verdades e voltar definitivamente para sua terra. (...)